Blog do Arte no Dique

Blog de notícias do Instituto Arte no Dique e de postagens de integrantes da entidade que atua em Santos (SP). As informações aqui prestadas são de domínio público, mas nunca é demais citar a fonte.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Arte no Dique traz Jorge Mautner para duas apresentações em Santos

O compositor, músico e escritor Jorge Mautner se apresenta em Santos nos dias 25 e 26 de julho. Acompanhado pelo violinista Nelson Jacobina, ele realiza uma palestra performática e pocket-show a partir das 15 horas no Instituto Arte no Dique, na Avenida Hugo Maia, 293, no Jardim Rádio Clube. A entrada é franca.

O artista vem à cidade por meio de seu projeto de palestras e apresentações realizadas em Pontos de Cultura por todo o país e nos quais entra em contato com artistas locais. Em Santos, ele será recepcionado pela banda Querô, formada na oficina de percussão do Arte no Dique.

“Vai ser muito importante para nós que um artista da envergadura de Jorge Mautner entre em contato direto com nossos alunos e com os integrantes da banda Querô. Esperamos dele uma aula musical”, conta o coordenador cultural do Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo.

No dia seguinte, às 18h30, Mautner e Jacobina repetem a apresentação na Livraria Realejo, na Avenida Marechal Deodoro, 02, no Gonzaga, quando também autografa O filho do Holocausto (2006), livro de memórias, com trechos de diários e correspondências, e Mitologia do Kaos (2002), que reúne a obra literária do autor. A entrada é gratuita.

O artista – Cantor, compositor, escritor, ator, artista plástico, cartunista e até diretor de cinema, Jorge Mautner é conhecido por sucessos gravados por vários nomes da MPB, entre eles: Caetano Veloso (O Vampiro), Gilberto Gil (Maracatu Atômico), Gal Costa (Lágrimas Negras), e Lulu Santos (Samba dos Animas). Mautner também é interprete e participou de songbooks e shows em homenagem a Ismael Silva, Wilson Batista e Noel Rosa.

O Instituto – O Instituto Arte no Dique desenvolve trabalho sócio-cultural com a população do Dique da Vila Gilda na Zona Noroeste de Santos, numa das regiões mais carentes da cidade, com uma população de 22 mil habitantes vivendo em condições precárias, em palafitas à beira do mangue, sobre o Rio Bugre. Tem como proposta a realização de oficinas e cursos profissionalizantes nas áreas de cultura, lazer e entretenimento. Seu primeiro produto cultural, a banda Querô, lança seu primeiro álbum, A arte do Dique, em agosto.

A livraria – Além de livraria e, mais recentemente, editora, a Realejo promove em torno de 100 eventos culturais por ano. São cafés filosóficos e literários, noites de autógrafos, shows na calçada, cursos sobre literatura e outras artes. Por ali já passaram nomes como Wandi Doratiotto, Ruy Castro, Adriana Falcão, Amyr Klink, Angeli, Laerte, Monja Coen, Nelson Motta, Gabriel o Pensador e André Abujamra, entre outros.

Texto de Alessandro Atanes, assessor de imprensa